Os Reflexos Da Audiência De Custódia No Sistema Penitenciário Do Estado De São Paulo: Perspectiva De Mudança No Tratamento Dos Presos Provisórios
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00008.11Palavras-chave:
Audiência de Custódia, Direitos Humanos, Sistema Carcerário, Política Pública, Estado de São PauloResumo
Investigar a contribuição da realização da audiência de custódia na diminuição de presos provisórios no Estado de São Paulo. Inicia-se, definindo o instituto da audiência de custódia, seus fundamentos, apontar as suas características e definir a finalidade da apresentação do preso imediatamente ao juiz. Posteriormente, averigua-se os problemas que enfrenta o sistema carcerário brasileiro especialmente no tocante a superlotação com presos provisórios ou aguardando julgamento definitivo. Ao final, indaga-se acerca da efetividade da realização de audiência de custódia para a descarcerização através de análises de estatísticas do sistema penitenciário paulista, demonstrando os primeiros reflexos com a efetivação do direito de apresentação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mauro Fonseca; ALFLEN, Pablo Rodrigo. Audiência de custódia no processo penal brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2016.
BRASIL. Constituição Federal: Vade Mecum Compacto Saraiva. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
_______.Código de Processo Civil: Vade Mecum Compacto Saraiva. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
_______. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Jurisprudência. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: set. 2016.
CRUZ; Rogério Shietti. Audiências de custódias vão contribuir para a redução da tortura. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2016-jan-11/rogerio-schietti-cruz-audiencias-custodia-reducao-tortura>. Acesso em: set. 2016.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: Teoria do garantismo penal. 3. ed. Tradução de Ana Paula Zomer Sica et al. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
LOPES, JR; ROSA, Alexandre Morais da. Afinal, quem continua com medo da audiência de custódia? Revista Consultor Jurídico, 20.02.2015. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2015-fev-20/limite-penal-afinal-quem-continua-medo-audiencia-custodia-parte2>. Acesso em: out. 2016.
OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniela Carvalho A. da Costa, Fabiana Oliveira B. de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para fins da universalização e compartilhamento livre dos saberes a Revista do CONSINTER está indexada sob a Licença Creative Commons 4.0
Atribuição – Uso Não Comercial – Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Brasil.
É permitido:
– Copiar, distribuir, exibir e executar a obra
– Criar obras derivadas
Sob as seguintes condições:
ATRIBUIÇÃO
Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
USO NÃO COMERCIAL
Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
COMPARTILHAMENTO PELA MESMA LICENÇA
Se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.
Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outro, os termos da licença desta obra.
Licença Jurídica (licença integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR