Lançamento por Homologação. Qual é o alcance da aplicação da Súmula 555 do STJ para se garantir a segurança jurídica?
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00018.26Palavras-chave:
Crédito tributário, Lançamento por homologação, Lançamento de ofício, Decadência tributária, Súmula 555 do STJResumo
O Superior Tribunal de Justiça, por meio da Súmula 555, aponta 3 (três) requisitos para que o prazo decadencial, nos lançamentos por homologação, seja contado a partir da data de ocorrência do fato gerador (art. 150, § 4º - CTN): declaração do débito, pagamento e boa-fé. A ausência de um destes requisitos transfere a contagem deste prazo para o início do exercício seguinte (art. 173, inciso I do CTN). O objetivo geral do estudo é saber o alcance da Súmula 555 do STJ, no âmbito do ICMS. Em quais hipóteses o prazo decadencial é contado da data de ocorrência do fato gerador e quais hipóteses o prazo decadencial é contado a partir do exercício seguinte. A metodologia aplicada foi o método dedutivo exploratório, pois analisando alguns casos, especialmente, benefícios fiscais declarados inconstitucionais, Diferença de alíquotas - DIFAL e Regimes especiais, foi possível verificar em quais casos houve lançamento, pagamento e, principalmente, boa-fé do contribuinte. Assim, chegou-se a seguinte conclusão: o prazo previsto no art. 173, I do CTN aplica-se além dos casos de fraude, sonegação e conluio, aos casos em que houve ausência de declaração e pagamento a cada fato gerador específico. Porém, mesmo nos casos em que o
contribuinte não faça o lançamento corretamente e a administração precise efetuar o lançamento da diferença, pelo fato de o contribuinte não ter ocultado ao fisco o fato gerador, caracterizando a boa-fé, entendo que o prazo decadencial deverá ser o previsto no art. 150, § 4º - CTN.
Downloads
Referências
BALEEIRO, Aliomar. Direito Tributário Brasileiro. 11° ed. Revista e complementada por Misabel Abreu Machado Derzi. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
BORGES. José Souto Maior. Lançamento Tributário. 2° ed. revista e ampliada. São Paulo; Malheiros; 1999.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 13° ed. revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2000. p. 429. No mesmo sentido Sacha Calmon. reportando-se a Alberto Xavier.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
______. Decreto n. 7.212, de 15 de junho de 2010. Regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jun. 2010.
MELO, José Eduardo Soares de. O Lançamento Tributário e a Decadência. In; MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Lançamento Tributário e Decadência; São Paulo: Dialética, Fortaleza: ICET, 2002.
SANTI, Eurico Marcos Diniz de. Lançamento Tributário. 2° ed. revista e ampliada. São Paulo; Max Limonad, 1999.
XAVIER, Alberto Pinheiro. Do Lançamento: teoria geral do ato, do procedimento e do processo tributário. 2° ed. reformulada e atualizada. Rio de Janeiro; Forense. 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Rosemary Carvalho Sales, Antônio de Moura Borges
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Para fins da universalização e compartilhamento livre dos saberes a Revista do CONSINTER está indexada sob a Licença Creative Commons 4.0
Atribuição – Uso Não Comercial – Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Brasil.
É permitido:
– Copiar, distribuir, exibir e executar a obra
– Criar obras derivadas
Sob as seguintes condições:
ATRIBUIÇÃO
Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
USO NÃO COMERCIAL
Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
COMPARTILHAMENTO PELA MESMA LICENÇA
Se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.
Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outro, os termos da licença desta obra.
Licença Jurídica (licença integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR