Lançamento por Homologação. Qual é o alcance da aplicação da Súmula 555 do STJ para se garantir a segurança jurídica?
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00018.26Palabras clave:
Crédito tributário, Lançamento por homologação, Lançamento de ofício, Decadência tributária, Súmula 555 do STJResumen
O Superior Tribunal de Justiça, por meio da Súmula 555, aponta 3 (três) requisitos para que o prazo decadencial, nos lançamentos por homologação, seja contado a partir da data de ocorrência do fato gerador (art. 150, § 4º - CTN): declaração do débito, pagamento e boa-fé. A ausência de um destes requisitos transfere a contagem deste prazo para o início do exercício seguinte (art. 173, inciso I do CTN). O objetivo geral do estudo é saber o alcance da Súmula 555 do STJ, no âmbito do ICMS. Em quais hipóteses o prazo decadencial é contado da data de ocorrência do fato gerador e quais hipóteses o prazo decadencial é contado a partir do exercício seguinte. A metodologia aplicada foi o método dedutivo exploratório, pois analisando alguns casos, especialmente, benefícios fiscais declarados inconstitucionais, Diferença de alíquotas - DIFAL e Regimes especiais, foi possível verificar em quais casos houve lançamento, pagamento e, principalmente, boa-fé do contribuinte. Assim, chegou-se a seguinte conclusão: o prazo previsto no art. 173, I do CTN aplica-se além dos casos de fraude, sonegação e conluio, aos casos em que houve ausência de declaração e pagamento a cada fato gerador específico. Porém, mesmo nos casos em que o
contribuinte não faça o lançamento corretamente e a administração precise efetuar o lançamento da diferença, pelo fato de o contribuinte não ter ocultado ao fisco o fato gerador, caracterizando a boa-fé, entendo que o prazo decadencial deverá ser o previsto no art. 150, § 4º - CTN.
Descargas
Citas
BALEEIRO, Aliomar. Direito Tributário Brasileiro. 11° ed. Revista e complementada por Misabel Abreu Machado Derzi. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
BORGES. José Souto Maior. Lançamento Tributário. 2° ed. revista e ampliada. São Paulo; Malheiros; 1999.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 13° ed. revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2000. p. 429. No mesmo sentido Sacha Calmon. reportando-se a Alberto Xavier.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
______. Decreto n. 7.212, de 15 de junho de 2010. Regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jun. 2010.
MELO, José Eduardo Soares de. O Lançamento Tributário e a Decadência. In; MACHADO, Hugo de Brito (coord.). Lançamento Tributário e Decadência; São Paulo: Dialética, Fortaleza: ICET, 2002.
SANTI, Eurico Marcos Diniz de. Lançamento Tributário. 2° ed. revista e ampliada. São Paulo; Max Limonad, 1999.
XAVIER, Alberto Pinheiro. Do Lançamento: teoria geral do ato, do procedimento e do processo tributário. 2° ed. reformulada e atualizada. Rio de Janeiro; Forense. 2001.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rosemary Carvalho Sales, Antônio de Moura Borges
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Para fines de universalización y compartimento libre de los saberes la Revista del CONSINTER está indexada bajo la Licencia Creativa Comámonos 4.0.
Atribución – Uso No Comercial – Compartimiento por la misma licencia 4.0 Brasil.
Se permite:
- Copiar, distribuir, exhibir y ejecutar la obra.
- Crear obras derivadas.
Bajo las siguientes condiciones:
ATRIBUCIÓN
Debe dar crédito al autor original, de la forma especificada por el autor o el licenciante.
USO NO COMERCIAL
Esta obra no podrá ser utilizada con fines comerciales.
COMPARTIR POR LA MISMA LICENCIA
Si altera, transforma o crea otra obra con base en esta, solamente podrá distribuir la obra resultante bajo una licencia idéntica a la original.
Para cada nuevo uso o distribución, debe dejarle claro al otro, los términos de la licencia de esta obra.
Licencia Jurídica (licencia integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR