Novos modelos para a previdência privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00020.21

Palavras-chave:

Previdência Complementar, Planos de Contribuição Definida Coletivos, Tontines, Sustentabilidade, Regulação

Resumo

O presente estudo promove a análise da crise dos sistemas de previdência para a proteção da crescente longevidade, indicando a insustentabilidade dos regimes oficiais de previdência quando adotadas apenas medidas para o aumento da idade para a aposentadoria e das contribuições. Tomando-se essa premissa são estudados os novos modelos para os planos de previdência privada, indicando novos arranjos que possam oferecer renda vitalícia na velhice, considerando-se o aumento da longevidade vivenciado mundialmente. Objetiva-se como o estudo analisar modalidades de planos de previdência privada já adotados por outros países como os planos de contribuição definida coletivos e as tontines, os quais visam proporcionar formas de benefícios vitalícios ou de recebimento de valores quando esgotados os recursos dos planos de contribuição definida em decorrência da elevação da longevidade das populações ao redor do mundo. Após a análise desses modelos, são indicados os meios pelos quais a regulação da previdência privada pode contribuir para o bem-estar social e oferecer mediante novos arranjos maior proteção social na velhice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Oriola de Raeffray, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Membro e Diretora Científica da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social – ABDSS. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar – IPCOM. Membro Titular da Câmara de Recursos da Previdência Complementar - CRPC

Referências

HOLZMAN, Robert, Old-age income support in the 21st century: an international perspective on pension systems and reform, World Bank, p.54.

ZVINIENE, Asta; e Raquel Tsukada (2023), O Sistema Previdenciário Brasileiro sob a Ótica da Equidade, Washington, D.C.: Grupo Banco Mundial, p. 6.

AON plc, Pesquisa de Benefícios 2023, A experiência do colaborador move organizações, Highlights Brasil.

MIRZA-DAVIES, James, Pensions: Collective Defined Contribution (CDC) schemes, Research Briefing, House of Commons, August 2022, p. 5.

FULLMER, Richard K, Tontines a Practitioner´s guide to morality-pooled investiment, CFA Institute Research Foundation, 2019, p 21. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.3485774

OECD, Recommendation of the Council for the Good Design of Defined Contribution Pension Plans, OECD/LEGAL/0467

ROSANVALLON, Pierre, La Nouvelle Question Sociale, Repenser L´Etat Providence, Seul, p.84.

GUILLEMARD, Anne-Marie, Trabalho ou aposentadoria ao fim da carreira? Uma estratégia da terceira via para uma população em envelhecimento, in o Debate global sobre a terceira via, Anthony Giddens (org), Editora Unesp, São Paulo, 2007, p.331.

Downloads

Publicado

2025-07-06

Como Citar

de Raeffray, A. P. O. (2025). Novos modelos para a previdência privada . Revista Internacional Consinter De Direito, 11(20), 467–480. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00020.21