Promovendo ética, integridade, compliance e ESG no ensino: parcerias de sucesso com o setor privado
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00019.10Palabras clave:
Educação, Compliance, ESG, Ética, Direito, Administração de Empresas, Administração Pública, Dilemas, Metodologia de EnsinoResumen
O artigo apresenta uma experiência acadêmica na Fundação Getulio Vargas (FGV), centrada em uma disciplina eletiva, oferecida uma vez por semestre. Essa experiência destaca a problemática em torno da necessidade de abordagens inovadoras para promover a integração dos conceitos de ética, integridade, compliance e ESG (Environmental, Social, and Governance) na formação acadêmica. A hipótese de pesquisa sugere que a imersão dos alunos em desafios reais de não compliance, por meio de parcerias com empresas de diversos setores, pode resultar em um alto grau de engajamento e na aplicação prática do conhecimento teórico. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, partindo da premissa que a cooperação intercursos, aliada a uma abordagem centrada no aluno pode contribuir para uma formação acadêmica mais abrangente e aplicável. Ao longo de cinco anos, aproximadamente duzentos e cinquenta alunos de administração de empresas, administração pública e direito da FGV foram envolvidos nessa iniciativa. A imersão ocorre ao longo de uma semana em uma empresa parceira, escolhida em diversos setores de negócios, como infraestrutura, agronegócio, engenharia e construção, mercado financeiro, indústria farmacêutica e medicina diagnóstica. Os alunos enfrentam desafios reais de não compliance, apresentando soluções ao final da semana. Esta abordagem transcende vários aspectos, incluindo éticos, legais, organizacionais, comportamentais, modelo de negócios e gestão de fornecedores. Os resultados obtidos destacam o alto engajamento dos alunos, a abordagem inovadora intercursos, a aplicação prática do conhecimento teórico em desafios reais de não compliance em diferentes setores, contribuindo, por fim, para uma formação acadêmica mais enriquecida, com uma aplicação prático-teórica.
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