Educação Inclusiva: Projetos sociais e políticas públicas que garantem o acesso e a permanência de crianças imigrantes no sistema público de ensino do Município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00018.04Palabras clave:
Educação inclusiva, crianças imigrantes, projetos sociais, políticas públicas, direitos humanosResumen
O presente artigo tem por objetivo demonstrar quais projetos sociais e políticas públicas concorrem para o acesso e a permanência de crianças imigrantes no sistema público de ensino do município de São Paulo. Primeiramente, realizou-se breve abordagem acerca das normativas nacional, estadual, municipal e internacional que tratam do direito à educação escolar inclusiva da criança imigrante, com destaque para os diplomas estaduais e municipais, já que o foco deste trabalho é a cidade de São Paulo (Brasil). Em seguida, apresentou-se uma série de políticas e projetos desenvolvidos no município, de modo a comprovar quais deles favorecem o acesso e a permanência de crianças imigrantes no sistema público de ensino. A metodologia de estudo utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, pelo método dedutivo, com pesquisa bibliográfica, documental e análise de fontes normativas. Também houve pesquisa qualitativa descritiva em relação a projetos sociais e políticas públicas apresentados. Para a leitura analítica e interpretativa, utilizou-se como referência a hermenêutica dos direitos humanos, com destaque para o Direito Internacional dos Direitos Humanos. Ao final, concluiu-se que as políticas públicas e os projetos sociais tratados no presente artigo contribuem tanto para a conscientização dos profissionais da educação e da sociedade a respeito das demandas referentes à educação inclusiva de crianças imigrantes, como para a inclusão socioeconômica das famílias imigrantes. Também se demonstrou que os referidos projetos concorrem para eliminar práticas educacionais padronizadas que desconsideram as especificidades das crianças imigrantes, colaborando ainda para a promoção da interculturalidade.
Descargas
Citas
AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, Disponível em https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf, Acesso em: 11 de abril de 2023.
BAIÃO DE DOIS, Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Bai%C3%A3o_de_dois, Acesso em: 23 de abril de 2023.
BRASIL, Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Lei n. 9474, de 22 de julho de 1990, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017, Institui a Lei de Migração. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Decreto n. 591, de 6 de julho de 1992, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Decreto n. 678, de 6 de novembro de 1992, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d0678.htm, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Decreto n. 99710, de 21 de novembro de 1990, Disponível em http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-57533-de-15-de-dezembro-de-2016, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Decreto n. 57.533, de 15 de dezembro de 2016, Disponível em http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-57533-de-15-de-dezembro-de-2016, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Deliberação CEE n. 16/97, Disponível em https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CEE-SP_DEL_16_568_1995.pdf?query=Procedimentos%20de%20Matr%C3%ADcula, Acesso em 14 de abril de 2023.
BRASIL, Lei n. 16.478, de 8 de julho de 2016, Disponível em http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16478-de-08-de-julho-de-2016/, Acesso em: 10 de abril de 2023.
BRASIL, Portaria Intersecretarial SMDHC/SME n. 002, de 18 de agosto de 2017, Disponível em https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2f2017%2fdiario%2520oficial%2520cidade%2520de%2520sao%2520paulo%2fsetembro%2f21%2fpag_0009_0T5PIEAID85T9e3C6C589INE12R.pdf&pagina=9&data=21/09/2017&caderno=Di%C3%A1rio%20Oficial%20Cidade%20de%20S%C3%A3o%20Paulo&paginaordenacao=100009, Acesso em: 11 de abril de 2023.
BRASIL, Resolução SE n. 10, de 2 de fevereiro de 1995, Disponível em http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/10_1995.htm, Acesso em: 11 de abril de 2023.
CADERNO BÁSICO, Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/caderno%20basico.pdf, Acesso em: 11 de abril de 2023.
CADERNO INTERMEDIÁRIO, Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/caderno%20intermediario.pdf, Acesso em: 11 de abril de 2023.
CADERNO AVANÇADO, Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/caderno%20avancado.pdf, Acesso em: 11 de abril de 2023.
CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DO IMIGRANTE, Disponível em <http://cdhic.cut.org.br/quem-somos/>, Acesso em: 10 de abril de 2023.
CONSELHO MUNICIPAL DE IMIGRANTES, Diponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/imigrantes_e_trabalho_decente/conselho_municipal_de_imigrantes/index.php?p=266084, Acesso em: 11 de abril de 2023.
CRACOLÂNDIA, Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Cracol%C3%A2ndia, Acesso em: 29 de abril de 2023.
CURRÍCULO DA CIDADE: POVOS MIGRANTES, Disponível em <https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/Curriculo-da-Cidade-Povos-Migrantes-WEB.pdf>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
CURRÍCULO DA CIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR, Disponível em: <https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/CC-Historia.pdf>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
FUNDO BRASIL, Disponível em <https://www.fundobrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/08/estatuto-fundo-brasil-1.pdf>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
HERNÁNDEZ, Fernando, Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho, Tradução: Jussara Haubert Rodrigues, Porto Alegre, Artmed, 1998.
INSTITUTO SONHE, Disponível em <https://institutosonhe.org>, Acesso em: 29 de abril de 2023.
LIMA, Carolina Alves de Souza, Cidadania, Direitos Humanos e Educação: Avanços, Retrocessos e Perspectivas para o Século 21, 1ª ed., São Paulo, Almedina, 2019.
LIMA, Carolina Alves de Souza; SANTAREM, V. N. M, “A proteção integral à criança no sistema internacional de direitos humanos e seu impacto no Direito Brasileiro”, Revista Brasileira de Direitos Humanos, v. Ano IX, 2020, p. 32-56.
LIMA, Carolina Alves de Souza; CASTRO, V. M, “Cidadania e Educação de Crianças Refugiadas: O papel da ONG I Know My Rights na Realização da Justiça Social”, Revista Brasileira de Direitos Humanos, Ano XI, 2022, p. 7-28.
LIVRO DAS TENDAS, Disponível em <https://www.cdhic.org.br/_files/ugd/c00d30_8d98b696df954d1eb7e0a9afb105e3d9.pdf>, Acesso em: 29 de abril de 2023.
PLANO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA IMIGRANTES, Disponível em <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/direitos_humanos/MIGRANTES/PUBLICACOES/Plano%20Municipal_Produto%20Final_Atualizado_02.pdf>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
PROJETO CANICAS, Disponível em <https://migramundo.com/escolas-de-sao-paulo-se-unem-contra-trabalho-infantil-entre-criancas-migrantes/>, Acesso em: 16 de abril de 2023.
PROJETO CANICAS, Disponível em <https://www.fundobrasil.org.br/projeto/wilbert-rivas/>, Acesso em: 16 de abril de 2023.
PROJETO CANICAS, Disponível em <https://brasildedireitos.org.br/organizacoes/projeto-canicas>, Acesso em: 16 de abril de 2023.
PROJETO CANICAS, Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=A7pZEYuNhJ8>, Acesso em: 16 de abril de 2023.
PORTAS ABERTAS, Disponível em <https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/nucleo-de-educacao-etnico-racial/portas-abertas/>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
PORTAS ABERTAS, Disponível em <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/imigrantes_e_trabalho_decente/programas_e_projetos/portas_abertas/index.php?p=259310>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
PROJETO CANICAS, Disponível em <https://www.instagram.com/projetocanicas/>, Acesso em: 16 de abril de 2023.
SABORES E SABERES: MEMÓRIAS QUE ATRAVESSAM TEMPOS E ESPAÇOS, Disponível em <https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/wp-content/uploads/2017/10/SaboreseSaberes-web.pdf>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
PROJETO REFÚGIOS HUMANOS, Disponível em file:///C:/Users/Optiplex%209020/Downloads/NTF_ArquivoPortal_20220420_ID10840.pdf, Acesso em: 27 de abril de 2023.
PROJETO REFÚGIOS HUMANOS, Disponível em <https://www.acnur.org/portugues/2019/12/16/professores-concluem-formacao-sobre-o-tema-do-refugio-em-sao-paulo/>, Acesso em: 27 de abril de 2023.
TENDAS DE CIDADANIA, Disponível em <https://www.cdhic.org.br/copia-tendas-de-cidadania>, Acesso em: 11 de abril de 2023.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, Currículo da Cidade, Povos Migrantes, Orientações Pedagógicas, Disponível em <https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/Curr%C3%ADculo-da-Cidade-Povos-Migrantes-WEB.pdf>, Acesso em: 14 de abril de 2023.
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, Disponível em <https://www.sesc.com.br/institucional/o-sesc/sesc/>, Acesso em: 27 de abril de 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carolina de Souza Lima, Vívian Monsef de Castro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Para fines de universalización y compartimento libre de los saberes la Revista del CONSINTER está indexada bajo la Licencia Creativa Comámonos 4.0.
Atribución – Uso No Comercial – Compartimiento por la misma licencia 4.0 Brasil.
Se permite:
- Copiar, distribuir, exhibir y ejecutar la obra.
- Crear obras derivadas.
Bajo las siguientes condiciones:
ATRIBUCIÓN
Debe dar crédito al autor original, de la forma especificada por el autor o el licenciante.
USO NO COMERCIAL
Esta obra no podrá ser utilizada con fines comerciales.
COMPARTIR POR LA MISMA LICENCIA
Si altera, transforma o crea otra obra con base en esta, solamente podrá distribuir la obra resultante bajo una licencia idéntica a la original.
Para cada nuevo uso o distribución, debe dejarle claro al otro, los términos de la licencia de esta obra.
Licencia Jurídica (licencia integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR